• Vinícius Braga

Você sabia? Brasil não é o país com mais feriados no mundo


Desde a Antiguidade, o homem está acostumado a separar algumas datas para celebrar fatos importantes. Sejam comemorações religiosas, sejam em memória de algum notável falecido, os feriados sempre foram carregados de significados para uma comunidade, além de ocasionar um momento de ruptura na rotina e lazer.

Em alguns casos, essas datas importantes são marcadas por festas e comemorações com características particulares. Cantos, encenações e símbolos próprios fazem parte dos rituais comemorativos, atribuindo aspectos peculiares aos feriados em diversos lugares do mundo.

Outro fato que é notável em relação aos feriados é o tempo de ócio que ele proporciona. A forma como as pessoas aproveitam esse tempo varia conforme a região em que vivem. Além das festas populares, muitos aproveitam o tempo para descansar, viajar e fazer outras atividades ligadas ao lazer.

PAÍSES COM MAIS FERIADOS

Segundo um levantamento feito pela empresa americana de consultoria Mercer, os países com mais feriados são Colômbia e Índia, com 18 feriados cada um. No segundo lugar da lista, aparecem Tailândia, Líbano e Coreia do Sul, que possuem 16 dias de folga extra cada.

Alguns países europeus também figuram entre os que possuem mais dias de folga, como Finlândia e Espanha, com 15 e 14 feriados, respectivamente. Entre os asiáticos, além dos já citados, o Japão figura no terceiro lugar com 15 comemorações nacionais.

FERIADOS NO BRASIL

Apesar de muito se falar sobre a grande quantidade de feriados no Brasil, o país só aparece na sétima posição, ao lado de África do Sul, Peru e Grécia. Ao todo, há 12 feriados nacionais.

Vários países latino-americanos estão à frente do Brasil no ranking, como a Colômbia, que lidera a lista ao lado da Índia, com 18 feriados. Além disso, Argentina e Chile contam cada um com 15 feriados nacionais no calendário.

Veja os feriados nacionais do Brasil:

Confraternização Universal: 1º de janeiro Carnaval: data móvel Cinzas (até as 14h): data móvel Paixão de Cristo: data móvel Tiradentes: 21 de abril Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio Corpus Christi: data móvel Independência do Brasil: 7 de setembro Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro Finados: 2 de novembro Proclamação da República: 15 de novembro Natal: 25 de dezembro

PAÍSES COM MENOS FERIADOS

Na parte inferior da lista, está o México, com apenas sete feriados. Hungria, Reino Unido e Holanda também estão entre os que têm menos dias de folga, com oito feriados cada um.

O levantamento foi feito com base nas informações de 64 países e não leva em consideração feriados estaduais ou municipais. Dessa maneira, alguns lugares no Brasil contam com mais de doze dias de feriado, com datas como emancipação, criação do estado ou padroeiro(a) local.

CURIOSIDADES

No Brasil não é comum a transferência de feriados para dias úteis quando eles caem no final de semana. Em países como Taiwan, Japão e Chile, os feriados que caem em um sábado ou domingo são transferidos para o próximo dia útil ou para a sexta-feira mais próxima.

Nos Estados Unidos, que possuem dez dias de feriados, quatro deles não possuem dia fixo e caem exclusivamente em dias da semana. O dia de Ação de Graças, por exemplo, bastante celebrado por lá, é na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Há algumas datas, como o Dia da República na Turquia, em que o feriado começa às 13 h. No Brasil, acontece algo parecido na quarta-feira de cinzas, que é considerada feriado até meio-dia.

ECONOMIA

Segundo o levantamento da Mercer, a quantidade de feriados revela o quão produtivo um país pode ser. Quanto menos feriados, mais produtivo é considerado o mercado de trabalho local, o que pode atrair mais investidores estrangeiros.

Em Portugal, que ocupa a 9ª posição no ranking, por exemplo, o governo reduziu de 14 para 10 o número de folgas em feriados nacionais com a intenção de aumentar a produtividade. Os dias de Corpus Christi, da República, de Todos os Santos e da Independência deixaram de ser feriados.

FONTE: BRASIL ESCOLA


0 visualização