• Vinícius Braga

Resumo da Semana: As notícias internacionais mais importantes


Grupo ligado à Al Qaeda reivindica atentado que matou 74 pessoas em Damasco

A Frente Nusra, ligada à Al-Qaeda, assumiu a responsabilidade pelos atentandos que abalaram a capital síria, Damasco, no dia 11 de março, matando 74 pessoas. As informações são da Agência Xinhua. O anúncio veio um dia depois que outro grupo rebelde chamado Levant Swords disse, em uma declaração, que estava fazendo os atentados.

Os rebeldes alegam que os iraquianos xiitas não eram peregrinos em santuários em Damasco, mas sim combatentes que apoiam as forças do governo sírio contra a rebelião de seis anos.

Justiça suspende decreto de Trump que vetava imigrantes de países muçulmanos

Dois juízes federais deferiram medidas cautelares para suspender a nova ordem do governo norte-americano sobre o veto a imigrantes de seis países de maioria muçulmana: Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália. Na quarta-feira (16), o juiz distrital Theodore Chuang de Maryland, Virginia, suspendeu a ordem que entraria em vigor nesta quinta-feira. O juiz distrital Derrick Watson, do Havaí, também emitiu uma liminar de suspensão. O presidente Donald Trump disse que vai recorrer à Suprema Corte.

Em um evento em Nashville para seus apoiadores, Trump comentou a decisão do juiz do Havaí e disse que a decisão dele “extrapola” o campo judicial e faz os Estados Unidos “parecerem um país fraco”.

Turquia adverte sobre possibilidade de nova “guerra religiosa” na Europa

Em meio ao conflito diplomático aberto entre a Turquia,a Alemanha e a Holanda, o ministro de Relações Exteriores turco, Mevlüt Cavusoglu, advertiu sobre a possibilidade de “guerra religiosa” na Europa. Segundo a agência estatal de notícias turca Anadolu, ao mesmo tempo, o presidente turco, Recep Erdogan, voltou a denunciar vez um “novo nazismo” e acusou a Europa de voltar “aos dias anteriores à segunda guerra mundial”. As informações são da DPA.

Falando para seguidores na cidade de Sakaria, no oeste do país, Erdogan criticou a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia segundo a qual as empresas podem proibir, em determinadas circunstâncias, que suas empregadas usem o véu islâmico.

Brasil e Portugal aumentam pedidos de patentes em 2016

Os pedidos internacionais de patentes bateram recorde no ano passado em todo o mundo, com uma forte demanda nas solicitações de marcas registradas e de proteção de desenhos industriais, informa relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi). O Brasil registrou 568 pedidos de patentes no ano passado, quase 5% a mais do que no ano anterior. Já Portugal teve aumento de quase 15% entre 2015 e 2016, passando de 161 para 184.

Pelo 39º ano consecutivo, os Estados Unidos (EUA) lideram os pedidos de patentes mundiais, com quase 25% do total de 233 mil. Logo atrás aparecem Japão, China, Alemanha, Coreia do Sul. França, Reino Unido, Holanda, Suíça e Suécia, que completam a lista dos 10 países principais.

Orçamento de Trump aumenta gastos militares e corta verba para meio ambiente

A proposta orçamentária dos Estados Unidos para 2018, apresentada pelo presidente Donald Trump, quer incrementar os gastos militares, diminuir os recursos para programas de ajuda externa e eliminar o envio de dinheiro do país para o Fundo Verde das Nações Unidas, verba destinada a amenizar as mudanças climáticas. Internamente, a proposta também traz um corte de recursos para a Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Por outro lado, a proposta de Trump dá um aumento de US$ 52 bilhões para o Pentágono. E destina parte da verba a programas nucleares. Além disso, o texto aumenta os recursos para combater o grupo extremista Estado Islâmico, aumentar o contingente militar norte-americano no Oriente Médio e promover investimentos em equipamentos para a Força Aérea e a Marinha.

FONTE: GUIA DO ESTUDANTE


5 visualizações0 comentário