• Vinícius Braga

Os 15 melhores livros infantis de 2016


O que não faltou em 2016 foram títulos das mais diferentes vertentes da literatura, para pequenos de todas idades e gostos. Lançamentos exclusivos e grandes nomes da literatura nacional e internacional proporcionaram momentos de aprendizado e descontração para milhares de pequenos leitores em todo o Brasil.

A Leiturinha, clube de assinaturas de livros infantis, elencou os 15 livros que mais fizeram sucesso entre os pequenos leitores do clube ao longo do último ano. Confira:

1. O Livro que Lê Gente Autor: Alexandre de Castro Gomes Editora: Cortez Esta obra conta a história de um livrinho que, depois de ser deixado em uma estante, fora do alcance dos leitores, conhece um outro livro, muito antigo, que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana. Juntos, os dois vão conhecer histórias incríveis. Além de estar entre a nossa seleção dos melhores do ano, O livro que lê gente foi indicado pela Cátedra Unesco entre os 10 melhores livros de 2016.

2. O Ele Falante Autor: Bill Borges Editora: Elementar O elefante era o bicho mais falante da floresta; até que chegou a primavera, e ele parou de falar de vez. Não saía uma palavra sequer! Para saber o motivo que fez Ele perder a fala, vale a pena a leitura em família deste livro.

3. Eu Amo Você, Corujinha Autor: Susie Brooks Editora: Ciranda Cultural Eu Amo Você, Corujinha é um livro encantador feito de pano, ideal para ser o primeiro livrinho do bebê. Acompanha um mordedor que auxilia na dentição e na diversão do pequeno. Com um texto simples, suave para leitura, este livro também possibilita a introdução das crianças desde cedo no mundo literário.

4. O Elefante Caiu Autor: Ivan Zigg Editora: Abacatte Um clássico relançado com exclusividade na Leiturinha não poderia ficar de fora da nossa lista. O Elefante Caiu convida o pequeno leitor a participar da divertida missão que será levantar o elefante! Será que é melhor puxar pela tromba ou pelo rabo?

5. Era Uma Vez o Lobo Mingau Autor: Alessandra Roscoe Editora: Saber e Ler Mingau. Esse é o nome de um lobo nada convencional, protagonista desta obra. Totalmente fora do padrão e um tanto quanto sensível, Mingau leva para o divã temas como padrões sociais, características individuais e aceitação das diferenças.

6. Quando a Gente Tem Saudade Autor: Vana Campos Editora: Cachecol Quando a gente tem saudade, as horas passam bem devagar, o tempo parece mole e derrete como um sorvete ao sol. A saudade vive em uma casa muito especial assim como a do caracol. Quando a Gente Tem Saudade foi um dos lançamentos mais sensíveis da Leiturinha.

7. Bichológico Autor: Paula Taitelbaum Editora: Piu Era uma vez círculos, quadrados, triângulos, retângulos e outras formas geométricas que se juntaram para dar vida a diferentes bichos, de diferentes lugares do mundo. E todas essas figuras inusitadas estão unidas no Bichológico, um livro que estimula ainda mais a criatividade e a imaginação dos pequenos.

8. Zum Zum Zumbiiiiiii Autor: Sônia Rosa Editora: Pallas Mini Traz a importante reflexão sobre a escravidão e a luta do povo africano na história do Brasil. Um livro que conta um pouco mais sobre o Zumbi dos Palmares, que é uma figura forte, muitas vezes até questionada, mas muito representativa do movimento de resistência negra no Brasil.

9. Diversão em Casa Autor: Macmillan Children’s Editora: Girassol Vamos lá, abra as janelas e deixe o sol entrar! Também existe muita diversão em casa. Empurrando, puxando e deslizando as abas em cada página deste livro, os pequenos desenvolvem suas habilidades motoras. A obra promete deixar ainda mais prazeroso e interativo o momento da leitura.

10. Caraminholas Autor: Bel Assunção Azevedo Editora: Autêntica “Quanta coisa em minha cachola, ora, eu acho que ela está é cheia de Caraminholas! Mas, afinal, o que é caraminhola? Preciso descobrir, pois essa tal palavra me deu muito o que pensar…” Um livro recomendado para crianças e adultos curiosos!

11. O Pinguim de Mochila Autor: Eliana Sá Editora: Sá Pinguim de mochila está traduzido em 3 línguas na nossa plataforma (inglês, espanhol e português). Durante uma visita ao zoológico, uma menina acaba ajudando um pinguim a sair de uma fria…

12. A Fada do Dente Banguela Autor: Lulu Lima Editora: Mil Caramiolas A fada do dente: – Ai, meu Deus… Mamãeeee, meu dente caiu! A mamãe: – Então coloque embaixo do travesseiro que a fada do dente vem pegar. – Mas mamãe, a fada do dente sou eu!!! Agora serei a fada do dente banguela… Ninguém está livre da experiência de ficar banguela. Os pequeninos já passaram ou ainda vão passar por isso. Então… não há tema mais democrático! Uma história cheia de humor e encantamento com a qual as crianças vão se identificar.

13. O Macaco Tocador de Violão Autor: Marco Hailer Editora: Carochinha Com um texto sensível e interativo, essa história será de grande valia para a abordagem de temas importantes como perda, bondade e generosidade.

14. Minha Mãe Tem Visão Raio-X Autor: Angela McAllister e Alex T. Smith Editora: DCL Por que será que mães são melhores que o resto do mundo na arte de saber o que seus filhos estão aprontando? O livro Minha Mãe Tem Visão de Raio-X conta a história de Nino, que acredita ter uma mãe super-heroína. Nela, Nino vai fazer de tudo para descobrir se sua mãe é ou não igual a mãe dos seus amigos.

15. O Artista que Pintou um Cavalo Azul Autor: Eric Carle Editora: Kalandraka O que é preciso para ser um artista? Descobrir o mundo através das cores, das formas e dos seres que vivem nele. E para que isso aconteça, é preciso conhecer – a arte, as cores e as coisas. O autor Eric Carle em suas obras, capta a essência da infância – os medos, hábitos, capacidades e a capacidade natural de criar, mostrando como aprender pode ser fascinante. O Artista que Pintou um Cavalo Azul é livro para todos os que gostam de obras belas, simples e educativas.

FONTE: CARTA CAPITAL


0 visualização